quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Proposta para tornar o museu de ciência um espaço de reflexão

O intuito desse poste está em uma proposta geral, e não específica as escolas.

Dentro dos museus de ciência uma palavra se destaca sobre as outras, a INTERATIVIDADE. Os museus de ciências por terem objetos intrigantes, criam uma atmosfera de curiosidade impressionante. A liberdade que é dada para o visitante observar e tocar nos equipamentos faz com que ele algumas vezes busque os monitores para pedir explicações sobre o que ele está observando, visando entender melhor o que provoca aquele fenômeno.
Além dos fenômenos Físicos, a diversos desafios de raciocínio para que os visitantes possam interagir e pensar nas respectivas soluções.
Tudo isso é muito legal, e realmente você pode passar um dia muito divertido dessa maneira. Mas o que esse dia acrescentou na vida dos visitantes? Se o intuito é divulgar ciência, nós queremos que após a visita eles saiam curiosos, com algumas respostas mas de alguma forma intrigados e querendo buscar mais respostas.
O papel do monitor é fundamental para que os visitantes saiam mais curiosos de uma visita, mas não adianta apenas a fala e o equipamento. É importante que o monitor possa ter em mãos outros recursos. Como eu falei no poste anterior, dependendo do equipamento uma pequena placa com um esquema ilustrado poderá facilitar a explicação para o visitante. Mas cada equipamento tem suas peculiaridades. Dependendo do equipamento uma curiosidade sobre o cientista que conseguiu observar primeiramente aquele fenômeno, ou citar um fato histórico fundamental para que o fenômeno tenha sido modelado da forma como estamos pensando. Para os fatos históricos datas e fotos podem ajudar o visitante a reconhecer melhor a história da ciência.
O monitor tem que ter muitos recursos didáticos, ele tem que sempre estar atento ao visitante e buscar uma explicação a partir do que o visitante almeja. Ele não pode ter aquele papel metódico, de decorar uma explicação e repeti-la sempre da mesma forma para qualquer pessoa que apareça na frente do equipamento. Se ele fizer isso, o visitante vai achar interessante, mas ele não sairá curioso e conseqüentemente acabará não refletindo sobre a visita.
Se as pessoas ao saírem dos museus, pensarem no que elas observaram, elas provavelmente irão voltar ao museu, e eventualmente poderão buscar respostas as suas perguntas. Portanto os monitores tem que sempre tentar fazer com que os visitantes queiram pensar, a visita tem que ser mais provocativa. Acredito que isso tornará os museus de ciências um espaço mais reflexivo.

O que vocês acham?

Participem!

4 comentários:

  1. Guilherme, que legal que levantou esta vertente sobre o papel do monitores nos Museus de Ciência, pois a minha próxima idéia para a continuação de nossa discussão era essa mesma.
    Acho que além da diversificação da apresentação com vários elementos e com várias estratégias, os monitores que atuam nos museus de ciências, têm também que ter consciência das maneiras de como as pessoas aprendem, ou seja, das teorias de aprendizagem para que assim melhorem a sua abordagem com relação aos visitantes e, portanto consigam verdadeiramente despertar e promover a curiosidade e a busca por repostas.

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  2. É claro que quanto mais recursos os monitores tiverem mais e mais eles poderam melhorar suas apresentações. Mas tambem é necessario que eles tenham capacitações constantes e muita força de vontade para ir atrás de novas descobertas e maneiras diferentes de apresentar o conteúdo para o visitante.
    E sempre está pronto para responder as perguntas mais "cabulosas" dos visitantes, e apto a responder tanto para um adulto quanto para uma criança mais curiosa.

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  3. Vocês que já trabalharam na estação ciências

    receberam algum treinamento?

    a rafaela no catavento?

    se sim,como foi?

    se não, como deveria ser esse treinamento ?

    abraços

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  4. Um museu, uma exposição de arte ou uma apresentação que sejam interativos despertam maior interesse no público.
    Esta semana fui visitar a bienal de artes, e percebi que de um modo ou de outro todas as obras despertavam curiosidade nas pessoas, porém as que mais tinham filas e pessoas querendo ver, além de serem as mais comentadas eram aquelas onde as pessoas interagiam com elas.
    A interação acaba tornando o espaço mais divertido e interessante.

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